RSS Feed

Munique: qual a melhor região para se hospedar?

Posted on

É o tipo de pergunta que mee fazem o tempo todo e obviamente eu faço a meus amigos que moram em cidades que pretendo viajar.

Você quer praticidade, andar pouco e ter toda a malha de transporte público a sua disposição ?

Pois bem, não tenho dúvida que a região no entorno da Estação Central de Trens (Hauptbahnhof) é a melhor opção. De qualquer extremo da cidade que você esteja passeando, você irá encontrar um metro, um onibus ou um bonde que tenha o “Hauptbahnhof” como destino.

É obvio que nessa região, não espere encontrar esquilos saltitantes em um belo jardim na frente do Hotel. Lembre-se: você está no marco zero da cidade, chegada e saida de milhares de turistas. Isso serve para todas as cidades no mundo, as redondezas das Estações Centrais são sempre feias. Porém você está em Munique, você não precisa se preocupar em andar de noite por essa região. Roubo zero, ok !?!

A opção de Hostels e Hoteis com preços baixos é maior nessa região citada. É praticamente um Hotel colado no outro, com muita opção de resturante e “fast food”

Se você prefere um lugar menos tumultuado, evitando a Estação Central. Se Hoteis na região central estão lotados (acredite, na Oktoberfest não tem nem casinha de cachorro disponivel), .. Enfim, a segunda dica é procurar hoteis que estejam proximos as estações em destaque no mapa abaixo, de Pasing ateOstbahnhof. Por que ? Simples, observe que a rede de metro continua intensa nessas estações. Ou seja, você não precisa ficar esperando 20 minutos pelo proximo metro, pois é o que acontece quando voce só tem uma linha de metro para sua região. Nessas estações que destaquei no mapa (essas capsulas brancas), você tem metro de 2 em 2 minutos.

Ficar no fim de linha de metrô é, de fato, uma chatice. Você começa e termina o seu dia com aquela mesma seqüência interminável de estações (a gente se sente como se fosse para o trabalho). Passar no hotel no meio do dia para buscar algo que esqueceu acaba se tornando uma novela e tomando um tempo e uma energia que custam muito mais do que a diferença do que você pagaria por um hotel mais central.

Se você prefere ficar numa região agitada à noite, não apenas para agitar de fato, como também para se sentir em segurança em ruas que não morrem cedo , escolha Karlsplatz ou Sendlinger Tor. De preferência próximo a avenidaSonnenstraße.

Quer dormir e acordar praticamente dentro da Oktoberfest ? Então procure algo proximo a Theresienwiese ou um hotel que tenha a linha U4 e U5 por perto. Todos os hoteis costumam indicar em seus websites “estamos a 3 minutos da estação de metro tal e tal”.

A outra opção é a estação de Hackerbrücke. Esse local é marcante pela imensa ponte de ferro que atravessa as linhas de trem que abastecem a Estação Central. Em Hackerbrücke, você caminha de 5 a 10 minutos e já está dentro da Oktoberfest.

Quer dormir e acordar num lugar lindo? Abrir as cortinas e ter um belo lago como cenário ? Ou você esta de carro e quer fazer um tour pela Bavária ? RecomendoStarnberger See ou Ammersee. Lembre-se que nessa região temos uma linha de metro para cada lago citado, porém estamos bem afastados do centro. Algo em torno de 30 minutos de Metro, porém com a Autobahn muito próxima.

About Leo Cunha

Olá, me chamo Leo Cunha, sou arquiteto, nascido e criado no Rio de Janeiro e morando desde 2010 em Munique (Alemanha). Além de dicas, fotos e curiosidades, tentarei expor alguns relatos de viagens que fiz e ainda faço pela região do Sul da Alemanha (Bavaria), e pela Europa. Escrevendo de forma descontraída, espero conseguir contar o que vivi, conheci e aprendi por aqui. A idéia é fazer artigos ilustrados com informações simples, fáceis e úteis a qualquer visitante. Lembrem-se, estarei relatando unicamente minha experiência e opinião. Portanto não espere um relato imparcial e completo. Além disso, nao trabalho com turismo, e nao recebo nenhum centavo por escrever qualquer artigo. Se quiser ajudar, contando sua experiência, aventura, criticando, sugerindo,..seja bem-vindo

30 responses »

  1. Fernanda Trotta

    Obrigada por compartilhar suas informações! Estava mesmo procurando dicas de Munique e Slazburgo!!! Em Junho vou fazer seu roteiro de um dia em Salzburg! Valeu!

    Responder
    • Oi Fernanda,

      Que bom que gostou e estou podendo ajudar de alguma maneira.
      Qualquer duvida, fique a vontade para escrever. Alem sisso, ficaria feliz em saber sua experiencia pela regiao, esse blog esta aberto para isso.

      Seja Bem-vinda.
      🙂

      Responder
  2. Achei um blog com dias interessantes. Estamos indo para Munique no final do ano e vamos ficar no Eurostar Grand central que é perto da estação. Tem como ir a pé até as principais atrações?
    Temos o costume de andar muito no inverno, curtindo as cidades européias.
    Ano passado estivemos em Berlin, agora vamos fazer Frankfurt, Munique, Saltzburg..etc…
    Valeu!!

    Responder
    • Oi Mauricio.
      Essa região do seu hotel é abastecida pelas principais linhas de metro. Portanto não terá qualquer problema.
      Esse Inverno promete..em Novembro já temos temperaturas proximas a 0 graus.
      Abraço

      Responder
  3. Juliana Rosas

    Olá Leo, me aconselharam a me hospedar próximo à Marienplatz. Ela está em uma dessas regiões que vc citou acima? É um bom lugar para se hospedar? E abusando um pouco de sua disponibilidade…estou planejando fazer munique – praga de carro. Algum conselho? Obrigada.

    Responder
    • Oi Juliana,

      Marienplatz é o ponto mais central de Munique, portanto melhor impossivel. com dezenas de opções de metrô, bonde, onibus,..
      Eu já fiz essa viagem de carro (Munique x Praga). Além do Selo-Pedágio, confira a previsão do tempo para a região, principalmente se for no Inverno. Além disso, um bom e atualizado GPS.
      O resto é tranquilo, a estrada é boa e bem sinalizada.
      Na duvida, estarei por aqui.🙂

      Responder
  4. Carlos Pereira

    Ola Léo,
    Pretendo fazer uma Viagem para Munique e depois partir de Munique para Berlim e Praga de carro, 3 dias em cada uma destas cidades é interessante??
    De Munique da para fazer uns bate e volta pela região dos castelos?? ou vale a pena passar alguma noite por lá?
    Obrigado pela atenção!!
    Abraços

    Responder
    • Oi Carlos,

      Então, acho 3 dias em cada uma das cidades citadas pouco, especialmente Munique.
      Já em relação aos castelos, voce não tera problema em fazer o “bate e volta”. Ate porque os castelos ficam a 1 hora e meia do centro da cidade.
      ps.: não se esqueça de comprar o “ticket-pedagio” para colar no parabrisa do seu carr em Praga. Já escrevi sobre isso “Viajando de Carro”
      Na duvida estou por aqui.
      Abraço,

      Leo

      Responder
  5. Marcelo Ramos de Oliveira.

    Ola Leo, bom vou viajar para munique para minha lua de mel, e irei me hospedar no hotel – AZIMUT HOTEL MUENCHEN CITY OST, Como não conheço a cidade, gostaria de saber se ele é bem localizado e se é perto de alguma estação e metro.. Outra coisa vc tem algumas dicas de como chegar ao Ninho da Aguia? Fico no aguardo e desde já agradeço.

    Responder
    • Ola Marcelo.
      Eu não conheço muito dos hoteis em Munique, porem essa região do seu hotel está uns 30 minutos do marco zero da cidade (Marienplatz).
      Várias linhas de metro de superficie ligam essa area ao “centrão” da cidade (S2, S6 e S8).
      Para o “Ninho da Aguia” ou Kehlsteinhaus é fácil, inclusive eu já escrevi as dicas sobre esse local:
      https://terradacerveja.com/2012/08/30/eagle-nest/

      A dica que posso passar é ir na Estação Central (Hauptbahnhof), comprar o “Bayrisch Ticket” para o trem.
      Com esse “ticket da Bavária” você e mais quatro pessoas poderão ir ate Berchtesgaden e voltar por 29 euros (válido de 6 da manhã até às 6 da manhã do dia seguinte). Essa viagem de trem tem a duração de mais ou menos 1 hora.
      Nesse vídeo que fiz, você pode ter uma ideia de como é essa viagem

      Na estação de trem de Berchtesgaden, tem onibus saindo a cada 20minutos para Obersalzberg. O ponto de onibus fica em frente a estação. Esse onibus já está incluso no “Bayern Ticket”. Essa viagem tem a duração de 20 minutos.

      Na duvida estarei por aqui, só escrever.

      Abraço

      Responder
  6. Bruno Romano

    Olá Leo. Uma dica. Vou para Munich na semana que vem buscar uma peça e daí tenho que ir para Geneve ou Lausanne. Voo só achei da SAS e Lufthansa mas por absurdos 650 Euros One Way. Sei que trem é uma opção mas os que eu ví fazem 2 ou 3 trocas de trem e viajam a noite toda. Alguma dica de Low Fare ou algum trem direto ? Grato, Bruno

    Responder
    • Bruno,

      3 opções “Low fare”

      A) onibus: viagem de umas 6 horas saindo do terminal de onibus de Munique que fica proximo a Estacao Central de Trens. No google vc vai enconzrsr umas 2 ou 3 cias que operam nesse trajeto.

      B) aluguel de carro: final de semana passado eu vi uma promocao da Localiza, de sexta a segunda por 45€. Acho que vale a pena pensar nessa opcao pois vc faz o seu horario.

      C) de trem ate Geneve eu nunca fui, porem posso te reencaminhar umas dicas me ingles abaixo.

      “DB timetable

      http://reiseauskunft.bahn.de/bin/query.exe/en

      From: Munich

      To: Geneve

      Just keep the default (1st entry) of the drop down list. This will default to the main railway station. This is works for nearly all places in this way, not just Geneve. Note that the local city/station names will be shown.

      There is no direct night train from Munich to Geneve. Or any connection where the largest part is on a night train.

      The only airlines serving this route is Lufthansa Regional.

      There are also no buses serving this route.

      Cheap:

      1.

      From Munich to Basel with regional trains.

      Sa,So: Happy-Weekend-Ticket EUR 33,00

      Mo-Fr: Bavaria Ticket (EUR 27,00) + Baden-Württemberg Ticket (EUR 27,00).

      These prices are for 2-5 persons travelling togher.

      From: Munich

      To: Basel Bad Bf

      To: Basel SBB

      Happy-Weekend-Ticket is only valid to Basel Bad Bf.

      Bavaria Ticket is only valid past 9am on weekdays.

      Baden-Württemberg Ticket is valid to Basel SBB.

      The timetable will not show the price option for using the Bavaria Ticket + Baden-Württemberg Ticket.

      You can buy all these ticket from ticket machines in Munich.

      Happy-Weekend-Ticket and Bavaria Ticket do also cover the U-Bahn, trams and buses in Munich.

      Basel to Geneve

      SBB timetable

      http://www.sbb.ch/en/index.htm

      From: Basel

      To: Geneve

      or a Click&Rail ticket

      https://www.sbb.ch/mct/wi/shop/b2c/adw.do…

      These tickets are available only a few days in advance.

      2.

      Europe-Special ticket Munich to Zürich (from EUR 29,00 pp)

      https://www.sbb.ch/mct/wi/shop/b2c/adw.do…
      Na duvida, me chama aqui novamente.

      Abraço.

      Responder
  7. Lucia Soares

    Oi Leo, minha filha vai morar em Munique por 6 meses (vai fazer um programa de trainee) e estamos alugando um apartamento em Heimeranplaz. Gostaria de saber se é um bom lugar para se morar. Gostaria, também, de saber se em Munique tem aquele sistema parecido com a Navigo, de Paris, ou seja, você carrega o cartão e paga o transporte mensalmente.
    Fico no aguardo e obrigada
    Lucia

    Responder
    • Oi Lucia,

      Heimeranplatz é um lugar sem problemas, como toda a cidade. Nessa região ela vai usar muito o onibus e a estacao de trem de Ostbahnhof. Uma dica é usar o app “MVV” para smartphones. Facilita no planejamento de rotas e horarios de toda rede de transporte público.
      Aqui tem o cartão mensal para transporte público. Ou seja, compra 1 ticket e usa em onibus, bonde, metro,.. Esse ticket é comprado nas máquinas que estão em todas as estações, inclusive no aeroporto.
      Comprando o anual, voce paga 10 meses e ganha 2 meses.
      Comprando o semestral, voce paga 5 meses e ganha 1.
      Se for utilizar depois das 9hs da manha ate as 6hs do dia seguinte. Ou seja evitando a hora do Rush (6 as 9 da manha), ela pode comprar o “Isarcard 9uhr” por 53€ (1 mes).
      No site abaixo, tem todos os preços e outras opções.
      http://www.mvv-muenchen.de/de/tickets-preise/tickets/index.html

      Qualquer duvida, basta me escrever.

      Abraço

      Responder
  8. Olá Leo, Eu e minha esposa vamos a Europa em Janeiro próximo, serão 15 dias no total em Berlim, Praga e Munique. Se puder me ajudar com algumas dicas, serei grato:

    1. Tu vê algum “problema” em ir para esta região no “forte” do inverno?
    2. Pretendo viajar de Berlim – Praga e Praga – Munique de Trem (ainda não viajamos de trem na europa!) será que vale a pena? – Custo x benefício – Distancia x tempo?
    3. Alguma dica “imperdível” em Munique?

    Obrigado!

    Responder
    • Oi Vagner,

      Vamos lá..
      1- Nao existe o menor problema viajar no meio do inverno (Jan/Fev). As cidades sao bem estruturadas e preparadas para eventuais nevascas. No seu caso entao, viajando de trem, zero stress.
      O importante é o kit basico: gorro, cachecol, luvas, casacos, meia grossa,…aconselho inclusive deixar para comprar por aqui, pois voce vai caminhando e vendo a necessidade, centenas de lojas em cada esquina.
      2- Vantagem de viajar de trem é que voce e chega nos grandes centros urbanos, pontualidade e cenarios interessantes.
      Desvantagem: nao é uma viagem barata. Inclusive aconselho a pesquisar e comprar passagens agora.
      Em trajetos curtos (o seu caso), eu sempre fico em duvida entre o carro alugado e o trem. O problema do carro é que nesses centros (Berlin e Praga), o carro vai ficar em um estacionamento de hotel quase o tempo todo.
      Como voce nao conhece a regiao, o melhor é embarcar e curtir a viagem de trem e esquecer GPS, pedágio, abastecer, pausa para café,…
      3- Dica Imperdivel em Munique, admito que sou suspeito e vou passar o dia inteiro aqui listando o seu roteiro.
      Porem vou resumir ao maximo
      a) Castelo de Neuschwanstein
      b) Centro da cidade (Marienplatz, Viktualienmarkt, Maximilianstraße,..)
      c) Olympiapark
      d) Allianz Arena
      e) Königssee

      Tenho dicas de todos esses lugares aqui no blog, basta sentar com calma e ler sobre cada lugar.
      Outra dica é jogar no Google os lugares que citei.

      *Importante: em Berlin e Praga, tenha atencao com vendedores e pessoas oferecendo produtos ou pedindo ajuda.
      A dica é passar literalmente e ignorar, nem responda “No, Thanks!”, pois isso já é um motivo para eles te incomodarem ainda mais.
      Pode parecer grosseria, porem ao ignorá-los, eles nao incomodam.
      Munique nao tem Pedintes, porem Praga é um festival de “por favor, me ajude”, “quer um iphone 5 na caixa?”, “ingressos para principais atracoes turisticas”

      Qualquer coisa, fique a vontade para perguntar

      Responder
  9. Fernando Boregas

    Ola Leo,
    Gostaria se possível que você me ajudasse!!!
    Eu e minha esposa vamos passar o Reveillon em Munique!!
    Qual o melhor lugar na noite de Reveillon?
    e outra coisa, o metro funciona após a meia noite do ano novo?
    desde já agradeço
    Fernando

    Responder
    • Oi Fernando.
      Um pouco complicado em responder, pois depende muito da faixa etaria que voce procura.
      Diferente do Brasil, as festas de Reveillon sao celebradas com festas em restaurantes e boates. Festas em locais publicos como Copacabana é complicado, pois dependemos do clima.
      A melhor opcao é o Olimpiapark, pois mesmo que esteja nevando, tem uma grande queima de fogos.
      Sobre Metro: funciona ate as 3 da manha todas as noites e na noite do Natal tem linhas funcionando a noite toda. Alem disso tem os onibus e os bondes que funcionam 24hs, 365 dias por ano. Nao se preocupe com isso.

      Seja bem-vindo

      Responder
      • Ótimo Leo!!!
        No nosso caso tentaremos ao ar livre mesmo!!!Gostei da informação do transporte!!
        Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!!!

  10. Oi Leo, tudo bem?
    Estou indo morar na Alemanha em janeiro e gostaria muito de decidir por Munique. Muitos dizem que o aluguel em munique é caro, gostaria que vc me desseumas dicas de qual bairro em munique seria mais barato e teria estações de metro proximas…..ou ate mesmo uma cidade proxima! Obrigada pela ajuda!!!!

    Responder
    • Oi Milene,

      Mercado imobiliario no centro de Munique segue mais ou menos o mesmo preco. Com excessoes de Grünwald, Schwabing e Bogenhause, que sao os bairos mais caros.
      Como em qualquer outra cidade europeia, quanto mais afastado do centro, a tendencia de precos e cair e tambem aumentar as ofertas.
      Segue abaixo o mapa com as linhas de metro.

      Responder
  11. Ola Leo! Parabens por esse espaço tão bacana para os turistas interessados em conhecer Munique! Minha dúvida é básica. Local de hospedagem. Não vamos alugar carro e queremos ficar perto das principais atrações da cidade…ou isso não existe? Nos indicaram Hauptbahnhof…o q vc acha? E lugares proximos aonde seja possivel fazer um bate e volta no mesmo dia, vc me indicaria alguns? Temos 7 dias em Munique. Muito obrigado pelo seu tempo… abs Marcelo

    Responder
    • Marcelo,
      Desculpa o atraso na resposta. Na verdade eu comentei uma resposta e essa nao foi publicada. Portanto estou refazendo a resposta a sua pergunta.
      Hauptbahnhof é o lugar mais pratico para se hospedar, pois voce tem uma fartura de transporte publico. Principalmente para quem fica na cidade por pouco tempo. Nao tera problemas. Na duvida, estou por aqui, basta me escrever.
      Abs

      Responder
  12. Bruno Andrade

    Oi Leo, tudo bem?
    Show de bola as dicas. A minha situação é um pouco complicada. Vou pra feira Bauma em abril e os preços de hotéis estão altíssimos. Sabe me dizer alguma cidadezinha perto do Messe Muchen, onde será a Bauma, que eu possa me hospedar e ir facilmente de carro para a feira?
    http://www.bauma.de/travel-stay/getting-there/
    Obrigado.
    Abraço.

    Responder
    • Oi Bruno,

      Entao, o “Messe München” é na periferia de Munique. Recomendo voce pesquisar precos no Air BnB, talvez apt de 1 quarto ou ate mesmo dividir um apt de 2 quartos com outro conhecido ou participante do evento.
      Hospedar em outra cidade, alem da distancia/tempo, tem os gastos com transporte. No final das contas, irá “trocar seis por meia-duzia”.
      Se ainda sim quiser locais mais baratos, dá uma olhada em Hallbergmoos, Erding e Rosenheim.

      Boa sorte.

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: