O Castelo Neuschwanstein ou “Novo Cisne de Pedra”, localizado ao Sudoeste da Bavária, construído na segunda metade do século XIX, serviu de inspiração para a Walt Disney criar o famoso Castelo da Cinderela.
O Rei Ludwig II era um grande admirador das artes, e construiu o castelo para servir de refúgio, para ter um lugar onde isolar-se do mundo – hoje, é um dos edifícios mais visitados do planeta.
Apesar do seu aspecto medieval, a construção do Castelo de Neuschwanstein requereu a moderna tecnologia da época, sendo o castelo uma maravilha dos acabamentos da tecnologia estrutural. Engenhos a vapor e eléctricos, ventilação moderna e canalizações de aquecimento fazem, todos eles, parte da estrutura.
Muitas das salas do castelo são inspiradas em óperas do compositor alemão Richard Wagner, e infelizmente as fotografias internas são proibidas. O cisne foi escolhido como símbolo do castelo para homenagear o Cavaleiro do Cisne, Lohengrin, antiga lenda que inspirou Wagner a criar uma ópera de mesmo nome.
O Castelo estava próximo da conclusão quando, em 1886, o Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado, e aprisionado no castelo. “Como pode declarar-me insano? Ainda não me examinou!” (Rei Ludwig II questionando o Psiquiatra Dr.Von Gudden). Levado para Berg, foi encontrado, no dia 13 de Junho de 1886, afogado em águas superficiais do Lago Starnberger, juntamente com o Psiquiatra Gudden, . As circunstancias exactas da sua morte permanecem inexplicadas. Mistéeeerio
Uma das fotos mais interesantes do Castelo, deverá ser feita na Marienbrücke (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia. Essa ponte me lembra os filmes de Indiana Jones.
A dica para ir, é comprar o “Bayern Ticket” de trem. Com esse Ticket, você poderá ir e voltar por 22 €, caso tenha acompanhantes, + 4 € por pessoa. Lembrando que o máximo permitido por Ticket-Familia serão de 5 adultos.
Léo,
Obrigado por responder sobre as tarifas e zonas do metrô. Na verdade, nem percebi que estava em outro ambiente (e não o terradacerveja.com) quando fiz as perguntas.
Excelente também suas dicas sobre o castelo. Vou aproveitar para, outra vez, fazer perguntas..ehehe…
O trem que vai para Fussen (esta é a cidade onde fica o castelo, certo?), sai da estação central? Tenho hotel reservado em Fussen, você acha melhor alugar um carro ou ir de trem mesmo?
Abraço
Eduardo
Oi Eduardo.
Como disse anteriormente, faço com prazer e acredito que uas duvidas podem ajudar outros leitores.
Carro é sempre mais pratico, porem para essa pequena viagem, recomendo o trem. É um passeio muito agradável e divertido.
Esse Castelo recebe turistas o ano inteiro, portanto o transpirte público na região é bem desenvolvido.
Você pega um trem na Estação Central (Hauptbanhof) até a Estação de Füssen, depois um ônibus em frente a estação, para Schwangau.
Plataformas 27-35
– onibus 73 (direção Steingaden / Garmisch-Partenkrichen)
– onibus 78 (direção Schwangau) e saia na ponto de Hohenschwangau – Alpeseestraße.
Não se preocupe em decorar tantos nomes, todos os onibus estão marcados com adesivos “Königschlösser” (Castelos Reais), mesmo que o motorista não fale inglês, ele sabe e avisa a todos os passageiros-turistas onde descer.
Lembre-se, se comprar o “Bayern-Ticket” ele será usado em todos esses transportes publicos citados. Familia por 28 euros (5 adultos) e o Single por 20 euros.
Aproveite para conhecer o Linderhof Schloss (outro castelo do Rei Ludwig II). Esse Castelo além de ser proximo ao Neuschwanstein, tem uma caverna (Venus) sensacional.
Vou escrever um artigo sobre esse outro Castelo ainda hoje.
Abraço.
olá Leo, pretendo visitar o Castelo em dezembro. Existe alguma agência por aí que faça uma day trip, de ônibus, ou somente de trem é possível chegar? Por favor, me dê uma luz… 😉 Valeu, Lia
Lia, é moleza. Trens saindo de hora em hora da Estacao Central em direção a Fussen. So seguir as dicas daqui do blogo. O lugar é muito bem sinalizado. Nao tem como errar.
valeu, vou fazer mais perguntas até a viagem….se prepare… 🙂
Seja bem-vinda sempre
Olá Leo,
Estou indo para a Alemanha daqui a um mês e estava pensando em ir aos Castelos de Linderhof e Neuschwanstein no mesmo dia. Isso funcionaria bem? Você tem alguma dica de como ir de um castelo até o outro?
Ola Felipe,
Funciona perfeito, sem problema em fazer os dois castelos no mesmo dia. Nesse caso, o importante é começar essa jornada muito cedo. Algo em torno das 6:30..7 horas da manhã.
tenho dicas aqui para voce.
https://terradacerveja.com/2012/09/19/castelo-de-neuschwanstein/
https://terradacerveja.com/2012/09/19/castelo-de-linderhof/
Espero que se divirta.
Ps>: Bom casaco para a região do Neuschwanstein. O tempo muda muito rápido por lá.
Abraço
Estava pensando em sair no domingo bem cedo de Munique e usar o “Bayern Ticket”.
Minha única dúvida ainda é como chegar de um castelo ao outro. Não consegui achar um ônibus que faça o caminho correto. Você tem alguma dica?