RSS Feed

Castelo de Neuschwanstein

Posted on

O Castelo Neuschwanstein ou “Novo Cisne de Pedra”, localizado ao Sudoeste da Bavária, construído na segunda metade do século XIX, serviu de inspiração para a Walt Disney criar o famoso Castelo da Cinderela.

Foi idealizado pelo Rei Ludwig II, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. Muitos dizem que Wagner foi o seu grande e único amor. Enfim, isso não vem ao caso. O projeto desse Castelo não foi feito por um Arquiteto e sim por um Projetista de cenários para peças teatrais (Christian Jank). A primeira pedra do Castelo foi colocada no dia 5 de Setembro de 1869. O cenário a sua volta não poderia ser mais perfeito, pois além de um lago na frente, temos uma enorme floresta ao fundo.
O Rei Ludwig II era um grande admirador das artes, e construiu o castelo para servir de refúgio, para ter um lugar onde isolar-se do mundo – hoje, é um dos edifícios mais visitados do planeta.

Apesar do seu aspecto medieval, a construção do Castelo de Neuschwanstein requereu a moderna tecnologia da época, sendo o castelo uma maravilha dos acabamentos da tecnologia estrutural. Engenhos a vapor e eléctricos, ventilação moderna e canalizações de aquecimento fazem, todos eles, parte da estrutura.

Muitas das salas do castelo são inspiradas em óperas do compositor alemão Richard Wagner, e infelizmente as fotografias internas são proibidas. O cisne foi escolhido como símbolo do castelo para homenagear o Cavaleiro do Cisne, Lohengrin, antiga lenda que inspirou Wagner a criar uma ópera de mesmo nome.

O Castelo estava próximo da conclusão quando, em 1886, o Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado, e aprisionado no castelo. “Como pode declarar-me insano? Ainda não me examinou!” (Rei Ludwig II questionando o Psiquiatra Dr.Von Gudden). Levado para Berg, foi encontrado, no dia 13 de Junho de 1886, afogado em águas superficiais do Lago Starnberger, juntamente com o Psiquiatra Gudden, . As circunstancias exactas da sua morte permanecem inexplicadas. Mistéeeerio

Uma das fotos mais interesantes do Castelo, deverá ser feita na Marienbrücke (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia. Essa ponte me lembra os filmes de Indiana Jones.

A dica para ir, é comprar o “Bayern Ticket” de trem. Com esse Ticket, você poderá ir e voltar por 22 €, caso tenha acompanhantes, + 4 € por pessoa. Lembrando que o máximo permitido por Ticket-Familia serão de 5 adultos.

About Leo Cunha

Olá, me chamo Leo Cunha, sou arquiteto, nascido e criado no Rio de Janeiro e morando desde 2010 em Munique (Alemanha). Além de dicas, fotos e curiosidades, tentarei expor alguns relatos de viagens que fiz e ainda faço pela região do Sul da Alemanha (Bavaria), e pela Europa. Escrevendo de forma descontraída, espero conseguir contar o que vivi, conheci e aprendi por aqui. A idéia é fazer artigos ilustrados com informações simples, fáceis e úteis a qualquer visitante. Lembrem-se, estarei relatando unicamente minha experiência e opinião. Portanto não espere um relato imparcial e completo. Além disso, nao trabalho com turismo, e nao recebo nenhum centavo por escrever qualquer artigo. Se quiser ajudar, contando sua experiência, aventura, criticando, sugerindo,..seja bem-vindo

9 responses »

  1. Léo,

    Obrigado por responder sobre as tarifas e zonas do metrô. Na verdade, nem percebi que estava em outro ambiente (e não o terradacerveja.com) quando fiz as perguntas.

    Excelente também suas dicas sobre o castelo. Vou aproveitar para, outra vez, fazer perguntas..ehehe…

    O trem que vai para Fussen (esta é a cidade onde fica o castelo, certo?), sai da estação central? Tenho hotel reservado em Fussen, você acha melhor alugar um carro ou ir de trem mesmo?

    Abraço

    Eduardo

    Responder
    • Oi Eduardo.

      Como disse anteriormente, faço com prazer e acredito que uas duvidas podem ajudar outros leitores.

      Carro é sempre mais pratico, porem para essa pequena viagem, recomendo o trem. É um passeio muito agradável e divertido.
      Esse Castelo recebe turistas o ano inteiro, portanto o transpirte público na região é bem desenvolvido.

      Você pega um trem na Estação Central (Hauptbanhof) até a Estação de Füssen, depois um ônibus em frente a estação, para Schwangau.
      Plataformas 27-35

      – onibus 73 (direção Steingaden / Garmisch-Partenkrichen)
      – onibus 78 (direção Schwangau) e saia na ponto de Hohenschwangau – Alpeseestraße.

      Não se preocupe em decorar tantos nomes, todos os onibus estão marcados com adesivos “Königschlösser” (Castelos Reais), mesmo que o motorista não fale inglês, ele sabe e avisa a todos os passageiros-turistas onde descer.

      Lembre-se, se comprar o “Bayern-Ticket” ele será usado em todos esses transportes publicos citados. Familia por 28 euros (5 adultos) e o Single por 20 euros.

      Aproveite para conhecer o Linderhof Schloss (outro castelo do Rei Ludwig II). Esse Castelo além de ser proximo ao Neuschwanstein, tem uma caverna (Venus) sensacional.

      Vou escrever um artigo sobre esse outro Castelo ainda hoje.

      Abraço.

      Responder
  2. olá Leo, pretendo visitar o Castelo em dezembro. Existe alguma agência por aí que faça uma day trip, de ônibus, ou somente de trem é possível chegar? Por favor, me dê uma luz…😉 Valeu, Lia

    Responder
    • Lia, é moleza. Trens saindo de hora em hora da Estacao Central em direção a Fussen. So seguir as dicas daqui do blogo. O lugar é muito bem sinalizado. Nao tem como errar.

      Responder
  3. valeu, vou fazer mais perguntas até a viagem….se prepare…🙂

    Responder
  4. felipediesel

    Olá Leo,

    Estou indo para a Alemanha daqui a um mês e estava pensando em ir aos Castelos de Linderhof e Neuschwanstein no mesmo dia. Isso funcionaria bem? Você tem alguma dica de como ir de um castelo até o outro?

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: